whatsapp

Diante da facilidade de comunicação e da agilidade de processos que a internet permite, ficamos maravilhados com a celeridade e nos perguntamos todos os dias como é que podíamos viver sem a rede mundial de computadores.

Pois é, mas gerações e gerações viveram sem ela e, quando chegou, veio para ficar e tornar mais fácil a vida de todos.

Como toda ferramenta integrante do dia a dia da sociedade, ela trouxe consigo a necessidade de um debate que hoje é mais do que obrigatório quando se trata de comportamento na internet.

Passado o período de êxtase com a novidade tecnológica, a internet “estendeu seus braços” e seu uso tornou-se prática comum no cotidiano. Junto, claro, vieram os “cyberproblemas”: bullying, ofensas, demonstrações de ódio e preconceito das mais variadas formas, roubo de senhas de cartões de crédito e inúmeros outros crimes digitais.

Pois é, mas a internet não é só vilã. Claro que também faz o papel de “mocinha”. Aliás, muito mais. Sem ela seria impensável conversar – em tempo real – com alguém que 

está do outro lado do globo. Ou mandar um recado importante para outro alguém que está logo ali, mais perto, porém não ao lado. Seria impossível ter um mundo inteiro para pesquisar, sem sair de casa, independente do assunto.

Seria impossível a livre expressão.

Na contramão de tempos sombrios em que todas as formas de comunicação sofriam – no mundo inteiro – com olhares “vigilantes” de restrição, a internet chegou trazendo o  sopro da democracia, o conceito de que liberdade de expressão é um direito de todos.

Pois é, mas a chegada dos novos tempos não impediu que, todos os dias, em vários lugares do mundo, pessoas ainda sofram represálias dos governos de seus respectivos 

países com restrições na liberdade de expressão e comunicação no "mundo digital" (Arábia Saudita, Barein, Bielorrússia, China, Coreia do Norte, Cuba, Irã e Síria estão aí para nos lembrar disso). 

Por isso, a ONG "Reporters Without Borders" – Repórteres sem Fronteiras – criou (e comemorou pela primeira vez em 2009) o Dia Mundial Contra a Cibercensura.

É hoje, 12 de março!

Vamos comemorar?

Torçamos para que a liberdade de expressão e a comunicação online sejam cada vez mais acessíveis para todas as pessoas do planeta. De maneira igualitária.

[Fonte: Calendarr]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter