whatsapp

Então hoje é dia de fazer isso! É que neste 11 de fevereiro acontece o primeiro eclipse lunar de 2017. Se, tecnicamente, você não sabe – exatamente – o que vem a ser isso, nós, da Pós-Graduação ISO, te explicamos direitinho.
Trata-se de um fenômeno astronômico que é registrado toda vez que a Terra fica entre o Sol e a Lua (exatamente na linha de intersecção entre sua órbita e a da Lua, a chamada "linha dos nodos"). Para que tal conjunção aconteça é preciso, também, que a Lua esteja na fase cheia.
Segundo informações de astrônomos, o eclipse de hoje será do tipo penumbral, ou seja, aquele em que o brilho natural do satélite é que sofre alteração. Isso significa que a Lua estará menos brilhante  esta noite. 
Esta noite?
Uhmm...
Bom, de acordo com as projeções dos especialistas, o eclipse lunar deverá começar às 00h32 (TU – Tempo Universal) e ter seu ápice às 00h43.
Mas o que raios vem a ser Tempo Universal?
O nome real é Tempo Universal Coordenado (abreviadamente UTC, do inglês Universal Time Coordinated), que vem a ser o tempo civil, ou seja, o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo.
Pois bem, de acordo com o ajuste do Tempo Universal para o horário real no Brasil, o eclipse lunar vai ocorrer...ops...já ocorreu...ontem, dia 10 de fevereiro, às 20h34 (horário de Brasília).
Pergunta que não quer calar: você notou a lua na penumbra ontem?

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter