whatsapp

No Brasil, uma expressão muito recorrente dá conta de que “a Justiça é cega”. Diante dos problemas de diversas ordens, comumente enfrentados pela população, infelizmente, a frase vai muito além da simples descrição verbal da imagem de Têmis (divindade grega representada com olhos vendados e uma balança na mão, que representa a justiça no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas).
Se recorrermos à definição simples, a justiça – tão fundamental para o bom andamento de uma sociedade – tem por principal função servir de instrumento de controle da aplicação da lei.
Face à sua importância ganhou até um dia especial no calendário nacional: hoje, 8 de dezembro.
A data homenageia o Poder Judiciário Brasileiro e todos os profissionais que se esforçam, diuturnamente, para que a justiça seja cumprida com imparcialidade.
Desdobrando-se nos órgãos Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e juízes do Trabalho, Tribunais e juízes Eleitorais, Tribunais e juízes Militares e Tribunais e juízes dos Estados e do Distrito Federal, o Poder Judiciário completa – com o Legislativo e o Executivo – a tríade dos principais poderes do Brasil.
Mas por que será que o dia 8 de dezembro foi escolhido para homenagear a justiça?
A data comemorativa – adotada em referência à imagem da imagem da Imaculada Conceição – foi estabelecida através do artigo 5º do Decreto de Lei nº 1.408, de 9 de agosto de 1951 e, desde então, é considerada feriado em todo o território nacional.
Para que não paire dúvida, a Pós-Graduação ISO avisa: hoje, Dia da Justiça, Fôros e ofícios de justiça não funcionam.

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter