whatsapp

Em busca da absorção de conhecimento acadêmico cresce, cada vez mais, o número de brasileiros que buscam pelo Mestrado.

Trata-se do primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivos – além de possibilitar uma formação mais profunda – preparar professores para lecionar em nível superior (seja em faculdades ou nas universidades) e promover atividades de pesquisa.

É possível escolher entre Mestrado Acadêmico ou Profissional. A segunda alternativa é orientada pela Portaria MEC nº 389, de 23 de março de 2017.

Os cursos de Mestrado, no Brasil, são compostos – exclusivamente – por professores doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência na sua área

Alunos ingressantes devem propor um projeto de pesquisa pleiteando aceitação em determinado programa de interesse.

Iniciando os estudos (sempre sob a orientação de um doutor na área escolhida e durante um período, em geral, de dois a dois anos e meio), o aluno deve realizar pesquisas que deverão resultar em uma dissertação sobre um determinado assunto escolhido, com metodologia adequada ao desenvolvimento do trabalho.

A frequência das disciplinas avançadas – que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual, de leitura e de trabalho de interpretação – deve ser associada ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa científica, que deve ser apresentado na forma dissertativa.

O final do processo é marcado por uma avaliação por meio da qual o candidato a título de mestre deverá apresentar o trabalho que realizou a uma banca examinadora (em geral de três professores) que procederá com o julgamento aferindo se o aluno adquiriu capacidade de desenvolver um trabalho autônomo, seguindo as regras da pesquisa, bem como se elaborou um trabalho de destaque no campo escolhido.


[Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Mestrado]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter