whatsapp

Se você, que está lendo esta conversa, é mulher e passou dos 30, já deve ter sentido uma maior dificuldade de perder as famosas gordurinhas, extras, que tanto incomodam.

Mas, o quê raios será que aconteceu com o seu corpo? Era tão fácil emagrecer até os 20 e poucos anos!

Pois é, o que acontece é que, conforme o tempo passa, o corpo se altera e – não há  como escapar – depois dos 30, o metabolismo fica mais lento mesmo.

Por quê?

Porque, a partir dessa fase da vida, o corpo humano passa a consumir menos energia e, diante da acentuação do estresse cotidiano, se não houver prática regular de atividade física, não adianta, o ganho de peso é inevitável.

E aí – já dá para imaginar, né? – haaaja sofrimento para emagrecer!

Nutricionistas contam que o metabolismo está muito relacionado com o ganho de massa magra e com as taxas hormonais. Como isso tudo cai a partir dos 30 anos de idade, a consequência direta é que mulheres passam a ter cada vez mais dificuldade para ficar em paz com balança.

Para você saber – sempre segundo os especialistas – as gorduras presentes no culote, nas coxas e no quadril provavelmente se aglomeram por conta dos hormônios cortisol (conhecido como "hormônio do estresse”) e estrogênio.

O cortisol é um dos responsáveis por fazer a gordura acumular e reduzir os efeitos dele não constitui tarefa impossível: basta relaxar, reduzir o consumo de açúcar e incluir proteínas como cogumelos e leite na dieta.

Já para reduzir a ação do estrogênio – hormônio feminino que, por retardar o metabolismo, colabora com a armazenagem de calorias – vale complementar a dieta cotidiana com folhas verdes e peixes.

Por fim, vale tomar as devidas providências (leia-se praticar atividade física regular) para que calorias não se acumulem, em excesso, na região abdominal. A gordura de braços, pernas, coxas, em geral, é uma gordura de guarda, ou seja, uma reserva energética. Já a gordura acumulada no abdômen é pior porque é metabólica. E essa, sim, traz doenças.

Tudo entendido?

Então...mexa-se! Cuide-se!


[Fonte: iG // Delas // Alimentação e Bem-Estar]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter