whatsapp

Controle das finanças.

Assuntinho espinhoso, não?

Você acha bem fácil ou muito complicado ter a exata dimensão de como vai o seu orçamento pessoal?

Se a resposta foi “muito complicado” e, por isso, você nem dá a devida atenção para o assunto fique sabendo que deveria ter total conhecimento sobre este segmento da sua vida, viu?

Por mais que você queira fugir do assunto é fundamental que tenha ciência, direitinho, de qual é, exatamente, o dinheiro que ganha e qual o que gasta.

Para viver em paz é de suma importância agir com a razão e ter uma relação saudável com os recursos.

Mas como fazer isso?

Sugestão: planilhar! Ter, no mesmo lugar, todas as informações que, juntas, revelem o estado real da saúde das finanças.

Com este recurso, além das despesas recorrentes (como aluguel, água, energia elétrica e mensalidade da faculdade, por exemplo) é possível ter, bem claro, diante dos olhos, os gastos extras (como o ingresso do cinema e o boteco com os amigos) e até mesmo aquele chocolate que é comprado só muito de vez em quando.

Infelizmente, aqui no Brasil não temos a cultura de acompanhar o orçamento de perto. E o resultado desse mau hábito é o número, cada vez mais crescente, de pessoas que perderam o controle das finanças e ficaram, como se diz no linguajar corrente, com o nome sujo na praça.

Então, se você ainda não montou o seu planejamento mensal (e sempre fica apenas nas estimativas), que tal aproveitar a oportunidade, montar sua planilha e, com ela, adquirir o conhecimento integral de tudo o que você ganha e o que gasta, hein? 

Com tudo sob controle, você conseguirá – quem sabe – até separar uma graninha para comprar aqueeele item com o qual vem sonhando há tanto tempo, hein?

Organização é a chave!


[Fonte: www.oeconomista.com.br] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter