Hoje, a prática curatorial se transformou em um campo de especialização profissional em amplo crescimento, que abrange desde as artes visuais, da gestão de todos os aspectos do arquivamento de filmes e organização de cinematecas até a curadoria da produção cultural através do ambiente digital, e requer tantas habilidades quanto os contextos e as linguagens artísticas contemporâneas frente às novas mídias digitais. O curador do século XXI precisa ter o domínio sólido do histórico cultural das coleções e competência para o gerenciamento da comunicação, além de construir uma rede estável de relacionamentos para tornar um projeto curatorial tangível e amplamente expansível. Por esse motivo, a oferta do curso de pós-graduação em Prática Curatorial em Artes Visuais, Cinema e Novas Mídias é justificada pela carência de especialistas nessa atividade, bem como pela significativa procura por especialização na área de curadoria, tendo em vista a necessidade de profissionais de alto nível capazes de desempenhar funções que vão desde a preservação de bens culturais significativos até o planejamento, organização e gestão de exposições e informações para o público.
Gerais: O curso visa atender as demandas do mercado por profissionais dedicados às práticas curatoriais, e tem o objetivo de formar um especialista em curadoria competente para atuar nas diversas instituições dedicadas a coleta, restauração, organização, armazenagem e preservação de itens culturais e/ou artísticos, documentos históricos e coleções inteiras, tais como museus, galerias, casas de leilão, cinematecas e instituições universitárias ou privadas, entre outras; aptos para gerir as atividades próprias da curadoria, organizar exposições e planejar a divulgação das mesmas.
Específicos:
Fornecer informações para que o aluno possa:
Disciplinas optativas:
A pós-graduação em Prática Curatorial em Artes Visuais, Cinema e Novas Mídias é uma especialização que se destina aos egressos de História da Arte, Artes Visuais, Cinema, Arquitetura, Design, Museologia, Comunicação, Educação, Sociologia, Filosofia, Ciências Sociais ou demais áreas do conhecimento humanístico.
Possui graduação em História - Faculdades Associadas Ipiranga (1994), graduação em Curso de Espanhol - Universidad de Salamanca (1995) e mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2001). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e filosofia do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: arte romana, arte românica, pré-histórica, arte bizantina e arte gótica , colecionismo e museologia.
Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1974). Pós- Graduação 'Lato Sensu" em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu (1997). Professora da Universidade Sao Judas Tadeu de 1993 a 2010 .Professora titular iii do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Orientadora de TCC no curso de publicidade e propaganda da Universidade São Judas Tadeu em 2010.Participação em banca de avaliação de TCC no curso de publicidade e propaganda da Universidade São Judas Tadeu em 2011 como profissional convidada.Participação em banca de avaliação de TCC no curso de publicidade e propaganda da Universidade São Judas Tadeu em 2012 como profissional convidada.
É bacharel em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; e fez diversos cursos de extensão universitária na área de marketing e comunicação de marketing. Professor titular, nível 4, do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Uni FIAM FAAM). Foi professor da graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu e atualmente é professor de Pós-Graduação Lato Sensu pelo sistema de EAD da Universidade Estácio de Sá. Tem grande experiência profissional na área de marketing e comunicação, com ênfase em comunicação publicitária e comunicação de marketing, tendo atuado como gerente de produto em grandes empresas como Bosch, Ericsson e Editora Abril. Foi designer de produto e comunicação visual da Alexandre Wollner Designo e atuou como diretor de criação em grandes agências, como Maitiry, J.W.Thompson e GFM Propeg. Tem experiência profissional e como consultor em desenho industrial, áreas: desenho do produto e comunicação visual; e atualmente presta consultoria em comunicação de marketing. Participou durante doze anos de projetos de extensão universitária pela USJT, atendendo pequenas e médias empresas no desenvolvimento de Planos de Negócio, Gestão da Comunicação de Marketing e Projetos Comunitários de Promoção da Cidadania e Inclusão Social. É coautor do projeto pedagógico para transformação das Faculdades Integradas Alcântara Machado em Centro Universitário, participando de equipe liderada pelo professor Dr. José Marques de Melo. Foi Chefe de Departamento da Universidade São Judas Tadeu, durante quatro anos, e Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário FIAM FAAM, durante 28 anos. Atualmente é também tutor de cursos à distância da Universidade Estácio de Sá e autor de e-books de apoio para cursos de EAD.
* O corpo docente apresentado trata-se dos docentes que gravaram as disciplinas - desenvolveram o conteúdo pedagógico, videaoulas, apostilas e atividades. Os tutores poderão mudar de acordo com o período de realização da disciplina.
Próximos Passos:
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:
WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226
E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br
A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).
*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.