ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE




Área de Conhecimento: Educação Física


Apresentação

Os diferentes objetivos das atividades físicas tem como referencia a idade, o rendimento motor, o lazer e a recreação. As atividades físicas adaptadas tem o mesmo objetivo, que se concretiza e se faz, no entanto, de diferentes formas, ao ser dirigido a pessoas com determinadas particularidades. Saímos de um modelo no qual a preocupação principal era o alívio dos distúrbios físicos para um modelo educacional e de inclusão social, que enfatiza o desenvolvimento do domínio motor através da aprendizagem de habilidades motoras. A atual ênfase está nas diferenças e interações individuais e interações com o meio ambiente, que são manifestadas como físicas, mentais, sociais ou problemas emocionais que afetam a aquisição de um estilo de vida saudável, ativo e com lazer, integração e inclusão. Mais do que isso, Atividade Física Adaptada não é somente um termo usado para descrever um corpo de conhecimento multidisciplinar mas também uma base teórica para pesquisa e programação estratégica, para promover atividades físicas para indivíduos com necessidades particulares. Acompanhando o dinamismo da área da Educação Física Adaptada, na busca de integração de conhecimentos e de criação de interfaces com outras áreas, apresenta-se esse curso como mais uma contribuição para compreender e gerar conhecimentos de procedimentos necessários na formação dos profissionais para atuar nessa área.

Objetivo

Objetivo geral: Abordar os principais temas em educação física adaptada com a fundamentação fisiológica, avaliação, prescrição de atividades e elaboração de programas específicos, dentro dos princípios fundamentais do conhecimento científico da atividade física como adjuvante indispensável ao tratamento de doenças crônicas.

Objetivos específicos: Apresentação e análise de aspectos relacionados ao domínio psicomotor de pessoas que apresentam necessidades especiais (deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência mental, deficiência física, gravidez e distúrbios de saúde), com ênfase em desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor. Contextos em que as atividades físicas adaptadas podem ser desenvolvidas e formas de participação, integrada ou não. Objetivos, metas, tipos de atividades, ambientes e materiais apropriados, relacionados com o desenvolvimento de programas de atividades físicas adaptadas.

Disciplinas

  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Doenças do Sistema Respiratório – ASMA
  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Doenças do Sistema Respiratório - DPOC
  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiências Motora e Intelectual
  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiências Visuais e Auditivas
  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Doenças esqueleto axial (coluna vertebral)
  • Atividade Física Adaptada para Pessoas com Doenças Músculo-Esqueléticas  do esqueleto apendicular (membros superiores e inferiores)
  • Atividade Física Adaptada para Grupos Especiais – hipertensão e cardiopatias
  • Atividade Física Adaptada para Grupos Especiais – Obesidade e Diabetes
  • Atividade Física Adaptada para Grupos Especiais – Envelhecimento 
  • Atividade Física Adaptada para Grupos Especiais – Gravidez

Disciplinas optativas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Público-alvo

Graduados em Educação Física.


Corpo Docente

ALEXANDRE LOPES EVANGELISTA


Graduado em Educação Física pela Universidade Sao Judas Tadeu (2001), especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU (2003) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2004). É Mestre (2007) e Doutor (2012) em Ciências pela Fundação Antônio Prudente . Concluiu o Pós Doutorado em Atividade Física e Promoção da Saúde em 2014 pela Universidade São Judas Tadeu. É professor do curso de Educação Física na Universidade Nove de Julho (Uninove) onde ministra as disciplinas de Musculação e Treinamento Personalizado .É membro do Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde e Biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, saúde e desempenho humano, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É autor de 6 livros que abordam Treinamento Funcional e Corrida de rua, todos pela Phorte editora. Ministra palestras por todo o Brasil sobre Controle de Carga de treino, emagrecimento e saúde.

ANA CRISTINA OLIVEIRA GIMENES


Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996), possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde (Área: Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2006/2011). Docente da Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo nas disciplinas de Reabilitação cardiopulmonar e metabólica, Fisioterapia Cardiorrespiratória Hospitalar e de Fisioterapia em Pediatria (2007-2014). Atualmente é Docente da Graduação da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem, Membro da Comissão das Atividades Integradas dos Cursos de saúde (Grupo Anima) e Membro do NDE do curso de Odontologia. Também é docente dos cursos de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e em Neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein e de Fisioterapia Hospitalar do Hospital Policlin de São José dos Campos. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Fisioterapeuta acupunturista do ambulatório social São Camilo. Sócia proprietária da Clínica RehaFit (assistência, pesquisa e extensão). Classificada no concurso para professor do magistério superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

BIANCA TROVELLO RAMALLO


Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado, em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação Nutrição, Bacharel pela Universidade de Guarulhos - UNG. Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UNICSUL. Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina, (Cirurgia Cardiovascular), Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. Pós-Doutorado na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente professora do curso de medicina da Universidade Nove de Julho, nas unidades curriculares Bases Morfofuncionais 2 e 3. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do campus Guarulhos. Professora dos cursos de pós-graduação das Universidades FMU, USCS e Estácio. Professora orientadora da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte Guarulhos. Coordenadora do curso de pós graduação em Nutrição Esportiva: Body Design e Performance da FMU.

LUIZ AUGUSTO RIANI COSTA


Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; - Residência médica em Medicina Interna pela FCM Unicamp; - Pós Graduação em Medicina do Esporte e Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da USP; - Médico responsável pelos programas de reabilitação e Pesquisador responsável pelos projetos clínicos de investigação científica desenvolvidos na Escola de Educação Física e Esporte da USP; - Professor convidado dos cursos de graduação e pós graduação da EEFEUSP; - Professor de pós graduação das universidades HZM-Fisicursos, Estácio de Sá, USCS, Unicid e FMU; - Professor do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da ABP - Instituto Vita ? Unicid e do Curso de Pós Graduação em Endocrinologia do ISMD; - Membro do American College of Sports Medicine, com apresentação de trabalhos científicos nos congressos anuais; - Membro da American Heart Association, com apresentação de trabalhos científicos nos congressos anuais; - Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, com participação ativa e constante nos eventos da SOCESP, incluindo o Congresso de Cardiologia da SOCESP, maior evento da área médica organizado em nosso país; - Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, com apresentação de trabalhos científicos nos congressos e simpósios; - Médico ergometrista dos laboratórios Alta Excelência Diagnóstica (DASA), realizando testes ergométrico e ergoespirométrico; - Médico do esporte atuando como clínico em atendimento interdisciplinar na EEFEUSP.

LUZIMAR RAIMUNDO TEIXEIRA


Possui graduação em Educacao Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educacão Física pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, doenças alergo-respiratórias, educação física adaptada, obesidade, envelhecimento e alterações posturais. 

MILENA CARRIJO DUTRA


Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista (2005), especialista em Fisioterapia Músculo Esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2006), com aprimoramento em Coluna e Traumatologia pela mesma instituição e RPG pelo Centro de Reeducação Postural e Fisioterapia (2007). Apresenta experiência na área de fisioterapia ortopédica e traumatológica, neurológica, desportiva e laboral. Atualmente é professora convidada dos cursos de pós graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde e Reabilitação Musculo Esquelética da Universidade Estácio de Sá, USCS, UNINASSAU e FMU presencial e à distãncia. Mestranda em Endócrinologia Clínica e Doenças Osteometabólicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

RICARDO WILLIAN MUOTRI


Doutorando e Mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Educação Física Adaptada e Saúde. Professor de Educação Física graduado pela UNESP - Rio Claro. Atualmente trabalha como docente na Universidade Paulista. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, Treinamento Personalizado e Psicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos mentais, transtornos de ansiedade, psicomotricidade, obesidade e depressão. 

* O corpo docente apresentado trata-se dos docentes que gravaram as disciplinas - desenvolveram o conteúdo pedagógico, videaoulas, apostilas e atividades. Os tutores poderão mudar de acordo com o período de realização da disciplina.



Pré-requisitos

Próximos Passos:

  1. Efetue o pagamento da matrícula.

  2. Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:

    Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaoiso.com.br/portal-do-candidato (login: e-mail e senha: CPF apenas os números) 


Processo para Matrícula: 

Documentos Necessários (Digitais)

  • Comprovante de pagamento de matrícula (somente quando for pagamento por boleto);
  • Cópias autenticadas em cartório do Diploma e Histórico da Graduação válido no Brasil*;
  • Certidão de nascimento, casamento/ averbação de divórcio;
  • CPF e RG (Não serão aceitos documentos como CNH e/ou Carteirinhas de Conselhos);
  • Foto 3x4;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Dispensa do Serviço Militar (Exceto para Militares);
  • Comprovante de residência atualizado.

*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido. 


    Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

    WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226

    E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br


    Informações Gerais

    A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.

    Curso:
     O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

    Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.

    A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.

    O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

    Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.

    Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

    A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).


    *Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.


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    INÍCIO IMEDIATO Carga Horária

    Não incluso TCC: 400 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

    Incluso TCC: 460 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

    Modalidade: EAD 100% Online Matrícula: 195,00
    Curso confirmado!


    Plano(s) de pagamento: SEM TCC:
    18x de R$ 280,00
    18x de R$ 112,00

    Plano(s) de pagamento COM TCC
    18x de R$ 312,11
    18x de R$ 144,11

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