whatsapp

É terrível atestar que – mesmo já em pleno 2017, com o século XXI transcorrendo a pleno fôlego – o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país continua crescendo.

A informação é da Secretaria de Direitos Humanos.

Para ajudar a combater o sofrimento impingido a milhares de jovens que, todos os anos, destrói inúmeros planos para o futuro, foi estabelecida uma data no calendário. É hoje, 18 de maio.

Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O registro foi instituído oficialmente no país por meio da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

A data específica remonta ao “Caso Araceli”, crime que, nos anos 70, chocou a opinião pública brasileira. Araceli Crespo tinha apenas 8 anos de idade quando foi estuprada, e violentamente assassinada, em 18 de maio de 1973.

O crime – hediondo – segue impune.

Desde que foi registrada no anuário nacional, a data prevê a realização de diversas atividades – em escolas e demais espaços sociais – como palestras e oficinas temáticas. A abordagem sempre aponta para a prevenção contra a violência sexual.

Para ajudar vítimas e prevenir novos casos, o Brasil conta com o Disque 100. Trata-se de um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio do número é possível registrar denúncias anônimas sobre ameaças, qualquer tipo de abuso ou exploração sexual de jovens. 

[Fonte:  https://www.calendarr.com ]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter