whatsapp

Mutter, madre, mère, mother, okaasan, màna, mor, morb ou, simplesmente, mãe!

Em muitos países do mundo, no dia de hoje – 14 de maio – celebra-se a existência daquelas que, pacientemente, preparam novos seres em seus ventres e os trazem à luz.

 A comemoração mais antiga da data tem registro mitológico. Na Grécia antiga festejava-se a entrada da primavera em homenagem à Rhea, considerada a Mãe dos Deuses.

Mas a celebração contemporânea do Dia das Mães encontra seu início em maio de 1907. Na data referida, a americana Anna Jarvis criou um memorial em homenagem à sua mãe, falecida dois anos antes, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia. A partir da lembrança, Anna iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse transformado em um feriado reconhecido.

A proposta repercutiu, a data passou a ser comemorada em outras regiões dos EUA e foi incorporada – também – por outros governadores. Por fim, em 1914, Thomas Woodrow Wilson (então presidente dos EUA) propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio.

No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mas a data só adquiriu registro fixo no calendário, como conhecemos hoje, em 1932. Foi durante o governo provisório de Getúlio Vargas que o Dia das Mães passou a ser celebrado seguindo o exemplo dos Estados Unidos.

Feliz Dia das Mães!

[Fonte: https://www.calendarr.com]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter