whatsapp

Ela, muitas vezes, faz o papel de verdadeiro anjo da guarda de uma casa. 

Responsável por arrumação e organização dos espaços, prepara as refeições para os moradores, vai ao supermercado para prover a despensa da residência e desempenha outras tantas atividades voltadas para manutenção do equilíbrio de um lar, ou seja, faz uma residência familiar “funcionar”.

Estamos falando da empregada doméstica que conta – hoje, 27 de abril –  com uma mais do que justa homenagem no calendário nacional. 

A data escolhida para a comemoração é uma homenagem à Santa Zita, considerada padroeira dos(as) empregados(as) domésticos(as).

Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou por muito tempo (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana. Benevolente com as pessoas menos favorecidas, ela era conhecida por sempre dispor de parte de sua (pouca) remuneração para oferecer ajuda material aos pobres que batiam à porta da residência em que ela trabalhava.

Por conta da propagação de seus gestos de bondade, o Papa Pio XII declarou-a como a "Santa das Empregadas Domésticas".

No Brasil, a Lei nº 5.859 (de 11 de Dezembro de 1978) normatiza a profissão de Empregado Doméstico, fixando os direitos e deveres do profissional.

Parabéns a todos(as) os(as) empregados(as) domésticos(as) brasileiros(as)!

[Fonte: www.calendarr.com] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter