whatsapp

Chegue aqui mais perto e responda para nós: quando foi a última vez que você mediu a sua pressão?

Consegue dizer, rápido, se tem pressão estável ou se sofre de hipertensão?

Hoje, 26 de abril, é um bom dia para todos nós pensarmos sobre esta questão. É o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.  

O registro no calendário tem por objetivo a conscientização de todos acerca dos cuidados básicos dos quais devemos nos cercar a fim de que evitemos a hipertensão arterial, problema que – segundo o Ministério da Saúde – afeta cerca de 25% da população brasileira.

O referido mal é deflagrado – em geral – por fatores como o sobrepeso e a obesidade, a má alimentação (configurada, principalmente, pelo excesso de sal), o sedentarismo, o tabagismo e – em algumas situações – pela questão hereditária.

Alguns dos sintomas da hipertensão – vale prestar atenção – são a dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

A data de hoje tem por missão principal ampliar o alcance das campanhas publicitárias que contribuem para que a população, como um todo, compreenda as causas e efeitos da hipertensão e entenda como podem interferir na qualidade de vida de todos nós.

Em tempo – você já deve saber, mas não custa reforçar – a hipertensão fica caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, o que padronizamos chamar de “12 por 8”.

Conhecida, popularmente, como “assassina silenciosa”, a pressão alta pode levar a infarto coronariano, AVC e insuficiências cardíaca e renal.

Por isso, aproveite este dia em especial para checar como está a sua pressão. É importante!

[Fonte: www.calendarr.com] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter