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Quantas vezes você já não ouviu falar que – hoje em dia – quem não tem a empresa nas redes sociais não está no mercado?

Muitas, apostamos.

E é a mais pura realidade.

O rápido e ininterrupto crescimento das redes sociais tem sido de grande valia para diversas marcas, trazendo vantagens como a ampliação da divulgação, a comunicação com clientes em qualquer lugar do planeta, o teste de tendências e a criação de relacionamento e fidelização.

Pois é, mas estas facilidades podem trazer também, a reboque, o desafio de ser preciso lidar com eventuais reclamações ou notícias negativas.

Ainda mais em período de crise....Nenhum negócio está imune a problemas!

A jogada de mestre é nunca perder de vista que, apesar de as redes sociais serem uma plataforma de comunicação, o cliente do outro lado é aquele mesmo, já conhecido há tempos e, justamente por isso, deve ser tratado – sempre – com transparência, respeito e atenção.

Existem alguns passos a serem seguidos para que se evite situações indesejáveis e, em caso de reclamação, que se possa resolver a contenda logo, sem arranhões na imagem e/ou queda na audiência.

O primeiro deles é fazer um check-list no negócio, com atenção voltada para possíveis pontos vulneráveis e situações que possam causar desconforto com os contratantes.

Monitorar as redes sociais e sites de reclamação em busca de eventuais queixas para que estas possam ser respondidas prontamente também é recurso bastante eficiente.

Mas é a prevenção, sem dúvida, a campeã no quesito “saúde da imagem do negócio”. Não é preciso esperar que uma crise se instale para investir na comunicação de forma positiva. Trabalhar uma marca nas redes sociais e em outros canais de comunicação de forma que as pessoas possam conferir, sempre, se a empresa é – mesmo – séria e dedicada é uma das ferramentas mais eficientes. 

[Fonte: Exame.com]

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