whatsapp

Toda vez que uma crise econômica se instala, o procedimento mais adequado – embora difícil de adotar – é manter a calma, avaliar o quadro geral e não perder muito tempo para investir em qualificação.
Quando o cenário fica turvo e difícil, é a Educação que resgata, que conduz a outros patamares de vida, bem melhores.
  
A verdade é uma só: com o mercado de trabalho estagnado, quem tem mais qualificação ganha vantagem na disputa pelas poucas vagas disponíveis.

No entanto, é preciso tomar mais um cuidado. Concluir que o aprimoramento intelectual é mais do que necessário é um ganho, porém, analisar – de forma criteriosa – qual é o curso de pós-graduação que tem mais conexão com o caminho já trilhado é de extrema valia.

Ou seja, fazer um curso de pós-graduação só "para cumprir tabela" e ganhar um título para ser incluído no currículo é garantia quase certa de fracasso.

E quem, hoje, com a economia oscilante do jeito que está, pode perder tempo e dinheiro para não ter qualquer retorno?

Como já mencionado acima, antes de fazer a matrícula num curso de pós-graduação é preciso fazer uma avaliação criteriosa, tanto da própria carreira como do curso que se pretende fazer.

De acordo com consultores, em geral, existem dois caminhos que um profissional pode seguir: um diz respeito à busca pela excelência dentro da área de atuação e o outro leva ao desenvolvimento de uma visão geral de negócio (ou de algum tema que complemente conhecimento) para quem já conta com uma especialidade.

Já faz tempo que o mercado deixou de valorizar o profissional que sabe de tudo um pouco, porém não sabe muito de nada. Por isso, é fundamental que a escolha do curso de pós-graduação integre um projeto pessoal, uma trilha profissional meticulosamente planejada e que prime pela coerência.  

O primeiro passo na hora de escolher a pós-graduação é ter uma visão clara sobre em qual dessas etapas o profissional está: se ainda é hora de se especializar ou se já é tempo de adquirir conhecimentos gerais. 

E não basta apenas escolher o curso certo. É preciso ter atenção na hora de definir a instituição na qual se matricular. Boas faculdades fazem um processo seletivo rigoroso para atrair apenas estudantes com bom currículo e possibilitar a troca de experiências dentro do curso.

É com essas breves orientações que a ISO coloca à sua disposição seus cursos de pós-graduação. Pautados por acuidade na construção da qualidade dos conteúdos e das equipes docentes constituem ferramentas de instrumentalização voltadas para o triunfo dos pós-graduados e o consequente reconhecimento do mercado de trabalho.
 
Antes de encerrarmos, cabe mais um conselho: antes de começar uma pós-graduação é fundamental que o estudante organize a vida a fim de que tenha tempo para estudar como o esperado. Não adianta pagar a pós mais cara e reconhecida do mercado e não se dedicar aos estudos.

[Fonte: Época.com / Ideias]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter