whatsapp

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872 e foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Além da importância do trabalho de Oswaldo Cruz, a data nos convida a refletir sobre como estamos cuidando da nossa própria saúde. Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. A saúde deve ser controlada dia a dia através do equilíbrio físico, orgânico e mental. Para isso é necessário uma alimentação saudável, atividades físicas, cuidados com a higiene pessoal e descanso.

Segue algumas dicas para ajudar:
- Distribua a refeição ao longo do dia a cada três horas;
- Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água;
- Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para diminuir o estresse, aumentar a longevidade e promover condicionamento;
- Durma bem, pelo menos oito horas diárias;
- Mastigue devagar e saboreie os alimentos;
- Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados;
- Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono e gerar ganho de peso;
- Consuma medicamentos apenas com orientação médica.

Se você ainda não iniciou o seu planejamento de vida saudável, não perca tempo! O resultado de todo esforço do bem-estar diário é oque chamamos de Felicidade. A felicidade não é o objetivo final, e sim todo esse caminho, o dia a dia, a trajetória de toda a nossa vida.

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter