whatsapp

Mangia, che ti fa bene! 

Começamos o papo de hoje te convidando a se deliciar com um prato bem apetitoso. Mas não é qualquer prato não, estamos falando da iguaria que, frequentemente associada às mamas italianas como uma espécie de selo de qualidade, é sucesso em qualquer paladar. 


Você já deve ter identificado que estamos falando da pasta...do macarrão!


Hoje, o Brasil celebra o Dia Nacional dessa delícia, que tem origem incerta, mas que – com certeza – tem suas raízes na Antiguidade.


As primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remetem aos povos da Assíria e da Babilônia....em 2.500 a.C.!


Pensa só?


Muito bem, começamos falando da Itália, mas a versão mais difundida da origem do macarrão dá conta de que o alimento em questão teria chegado ao Ocidente pelas mãos de Marco Polo, um mercador veneziano que visitou a China no século 13 e trouxe a receita de lá.


Pois é, mas...na Itália (tinha que ser!), registros históricos apontam que, no ano de 1279, logo, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, já havia uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês chamado Ponzio Bastione.


Mas e o nome, hein? Como surgiu?


Nós, da Pós-Graduação ISO, te contamos. A palavra “macaronis”, usada para descrever a iguaria, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília que significa achatar.


O 25 de outubro foi escolhido para a celebração por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.

 

Em 2014, o Governo Federal Brasileiro sancionou uma lei que define – oficialmente – o dia 25 de outubro como um grande dia para os apreciadores dessa iguaria.


Feliz Dia Nacional do Macarrão! 



[Fonte: www.casadavovors.com.br] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter