whatsapp

Bem sabemos que as questões relacionadas ao Meio Ambiente constituem tema cada vez mais espinhoso no Brasil. 

Também é de conhecimento de todos que muito das confusões se deve ao aumento das taxas de desmatamento, além do agravamento das mudanças climáticas.


É fato, o mundo vive uma crise ambiental sem precedentes. Isso está na pauta geral. E o Brasil, infelizmente, é um país especialmente relevante neste quadro.

 

Visto que o debate público a respeito do tema é fundamental para a vida de todos nós, pode-se até pensar que existem muitas organizações independentes trabalhando nessa área, mas a realidade é que a coisa não é bem assim. 


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das cerca de 237 mil entidades sem fins lucrativos que atuam no país, menos de 1% se dedica, especificamente, à causa do Meio Ambiente. 


Entre os destaques da edição 2020 do Prêmio Melhores ONGs, apenas 7% das organizações declararam ter Meio Ambiente e Sustentabilidade como uma de suas causas.

 

Fernando Nogueira, coordenador da seleção de ONGs premiadas, diz que é preocupante que – a cada ano – menos organizações ambientais estejam em destaque.

 

“Isso pode indicar aumento de fragilidade do setor, por conta do desmonte das políticas ambientais e crise geral. Embora se possa achar que ONG é coisa de ambientalista, elas são poucas dentro do conjunto geral de organizações sem fins lucrativos e são fundamentais pela relevância da causa”, disse ele.



[Fonte: melhores.org.br] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter