whatsapp

Hoje, nós, da Pós-Graduação ISO, passamos aqui para te contar um pouco sobre a “profissão-gerontólogo (a)”.

Mas, primeiro, vamos te explicar que a Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social.


Na sequência, vamos te revelar que, hoje, o Brasil conta com mais de 28 milhões de pessoas que têm 60 anos ou mais. E, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número deve aumentar nas próximas décadas. 


Pois bem, o alto índice de envelhecimento alavancou a procura pelos gerontólogos. Diferente da Geriatria – que trabalha com a prevenção e o tratamento de doenças – a Gerontologia estuda o processo do envelhecimento e busca melhorar a qualidade de vida dos idosos.

  

“Esta é uma profissão que não envolve apenas a área da Saúde. O (A) gerontólogo (a) precisa estar atento (a) às necessidades físicas, emocionais e sociais durante o envelhecimento. Ou seja, envolve políticas públicas, além de questões econômicas e culturais”, conta Vania Herédia, presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).


A carreira em questão ainda está ganhando espaço no mercado brasileiro e é por isso que a sua importância não é tão reconhecida. “Em países da Europa, como a Alemanha, já é algo institucionalizado e comum, enquanto aqui ainda não é tão aceita”, completa Vânia.


  

[Fonte: Você S/A] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter