whatsapp

Hoje é um dia pra lá de especial no nosso calendário. O 22 de setembro recebe um destaque especial por homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos!

Sim, hoje é o Dia Nacional do (a) Atleta Paralímpico (a) – aquele (a) que apresenta algum tipo de deficiência e que participa dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais – e a data ainda se propõe a agir como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.


O registro ainda tem por objetivo colocar em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência. 


A escolha desta data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi fundado em 22 de setembro de 1989.

 

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído – oficialmente – a partir da Lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. 


Para finalizar, um dado bem interessante: sabia que, atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade a nível de desporto paralímpico? Sim, temos excelentes atletas, que são referências internacionais!


E só para você ter uma ideia do nosso número expressivo, nas paralímpiadas mais recentes – as de Tóquio – nossa delegação contou com 259 atletas, incluindo atletas-guia, calheiros (posicionadores de equipamentos), goleiros (estes atletas têm visão completa) e timoneiro (responsável por controlar os leme do barco coletivo, dando direção nas competições e, assim, evitando que as embarcações invadam raias opostas).

 

Parabéns, atleta paralímpico (a) brasileiro (a)! Hoje é seu dia!



[Fonte: www.calendarr.com] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter