whatsapp

E então você decidiu que é hora de investir em uma pós-graduação. 

Que ótima decisão! Mas será que você sabe, direitinho, as diferenças que existem entre esses cursos de especialização para poder escolher sem errar?


Por exemplo, você já pode ter se deparado com expressões como lato sensu e stricto sensu. Tanto uma quanto a outra vêm do latim. Significam, respectivamente, “sentido amplo” e “sentido estrito”. 


O “sentido estrito” (ou strictu sensu) está mais ligado à interpretação acadêmica tradicional do que é uma pós-graduação. Trata-se de um mestrado – ou doutorado – voltado para pesquisa e produção científica. Este tipo concede título de “mestre” – ou “doutor” – a quem o conclui e exige a produção de uma tese ou monografia no final.


Já o “sentido amplo” (ou lato sensu) não está tão ligado a essa tradição. São programas de pós-graduação que ampliam o que foi aprendido na graduação, porém, sem um vínculo acadêmico tão forte. É justamente a ausência desse vínculo que permite que tais cursos sejam oferecidos com maior variedade de áreas. E eles – normalmente – se aproximam mais do mercado de trabalho.


Ah, mas você quer ir bem mais longe – literalmente falando – e decidiu que quer se especializar em outro país?


Boa!


Vamos lá...Se você pretende estudar nos EUA, é bom já saber que é bem comum que os programas de mestrados sejam designados pelas siglas M.A., M. Sc. ou até M.Res. — que designam, respectivamente, os títulos de Master of the Arts, Master of Sciences ou Master of Research.


Normalmente, os títulos de M.A. são mais parecidos com os nossos mestrados lato sensu, enquanto os M.Sc. e M.Res. guardam mais semelhanças com os mestrados strictu sensu. Mas, por lá, não é necessário fazer o mestrado antes do Ph.D. (que equivale, nesse caso, ao nosso doutorado).


Mas se o seu destino escolhido para aprimorar conhecimentos é o Velho Continente, saiba que, na Europa, os programas costumam se diferenciar entre Taught Masters Degrees (algo como “programas de mestrado ensinados”) e Research Masters Degrees (“programas de mestrado de pesquisa”). Os primeiros são, em geral, mais parecidos com as nossas pós-graduações lato sensu. E os segundos se assemelham às nossas pós stricto sensu.


O título recebido no fim desses programas também costuma ser M.A. (para os Taught Masters) e M.Sc. (para os Research Masters). E ambos contam como um mestrado concluído.


E então?


Clareamos um pouco mais as suas ideias aí?


Vá em frente e bons estudos! 



[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter