whatsapp

Quantas vezes você já não ouviu falar que o mundo ainda vai sucumbir de vez ao aquecimento global? Faz tempo que os ambientalistas estão nos alertando sobre isso, não?

Pois é, a mais nova atualização da advertência vem por meio de um estudo britânico que revelou que a temperatura média global já subiu cerca de 1,02º C em relação ao século XIX, quando começou a Revolução Industrial. 


Especialistas em clima acreditam que, se esta elevação global ultrapassar os 2ºC, as consequências poderão ser calamitosas.


E se você quer saber, não estamos tão distantes assim dessa fronteira, viu?

 

Para que a marca – indesejável – de 2ºC seja atingida, as indústrias e o consumo de combustíveis fósseis precisarão lançar na atmosfera 2,9 mil gigatoneladas de CO2.


E a notícia é que, até hoje, desse total, já foram lançadas 2 mil gigatoneladas.


Pois é, infelizmente, não falta muito não. 


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), já são 150 as nações que apresentaram compromissos de redução da emissão de gases-estufa. Mas é pouco, muito pouco. Até porque, segundo especialistas, as medidas anunciadas são incipientes para evitar o acelerado aquecimento global.


Mas será que – se nada for feito, como ouvimos há anos – realmente, o clima poderá, como se diz por aí, “entrar em parafuso”? 


Cientistas afirmam que é muito difícil fazer esta previsão, mas apontam como certo que algumas regiões – efetivamente – passarão a ter chuvas em excesso enquanto outras passarão a apresentar um clima árido.


Por fim, sublinhamos que, por conta do tamanho de nosso território e de ser muito influenciado por fenômenos como o “El Niño”, o Brasil é apontado como um país muito suscetível aos efeitos do aquecimento global e às mudanças drásticas de paisagens.


A partir disso tudo, vale prestar ainda mais atenção ao tratamento que vem sendo dado ao assunto. 


[Fonte: www.vix.com]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter