whatsapp

Para tudo! Sabe que dia é hoje? Neste 7 de julho celebramos o Dia Mundial do Chocolate!

NHÃM!!


Hoje, nós, da Pós-Graduação ISO, passamos por aqui para te contar umas curiosidades sobre a produção desse alimento tão, tão, tããããooo...(uhmm, como descrever toda a maravilha que é o chocolate?).


Bem, primeiro um breve histórico...


Conta a história que o chocolate teve origem na cultura asteca, quando era consumido em forma de bebida. Depois que os espanhóis chegaram ao México, o produto foi introduzido na Europa ainda no século XVI e, de lá, ganhou o mundo.


No Brasil, essa preciosidade doce chegou no século XVII e, atualmente, segundo dados da Euromonitor, estamos em 5º lugar na lista dos países que registram maior volume de vendas do produto no varejo.


De volta aos dias atuais, estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) indicam que o consumo per capita de chocolate por aqui gira em torno de 2,6 kg por ano. Tudo bem que ainda é um consumo tímido se comparado à Suíça, onde cada habitante consome uma média de 8,5 kg/ano (oi??), mas, a Páscoa que o diga, brasileiro curte um chocolate sim!


Bom, mas vamos às curiosidades que prometemos ali no comecinho...


A primeira é que cacau não tem gosto nem cheiro de chocolate! O aroma começa a aparecer na etapa de secagem da amêndoa de cacau (a semente do fruto), ainda na fazenda e é 

acentuado no processo de torrefação – que tira a umidade da amêndoa, antes de ela seguir para o processo de moagem. Só quando chega às indústrias de chocolate – durante o processo de conchagem – é que o sabor se consolida.


Mas o que é conchagem?

Esta é a próxima curiosidade que trouxemos para você. 


Trata-se de um longo processo de mistura, agitação e aeração do chocolate em forma líquida e aquecida que pode levar de 12 horas até dias! A quantidade de tempo depende do tipo de produto escolhido pelo fabricante. É esse processo que determina a textura do chocolate e consolida seu sabor.


Mais uma? Vamos lá...

Você já deve ter ouvido falar por aí que chocolate branco não tem cacau,certo?

Tem sim!


Durante o processo de moagem – realizado em sua maioria por indústrias processadoras de cacau – a amêndoa dá origem a dois subprodutos: a torta de cacau (massa resultante da 

moagem) e a manteiga de cacau (gordura que é presente na amêndoa). A receita básica do chocolate branco é composta por manteiga de cacau, leite e açúcar. O que não ocorre é a adição da torta de cacau, responsável pela coloração e característica do chocolate preto.


Por fim, sabe aquelas caixinhas de chocolate irresistíveis que ficam “piscando” para o nosso carrinho de compras quando estamos no supermercado?


Pois é, as caixas de bombons lideram a fabricação de produtos de chocolate em termos de toneladas produzidas. Em 2019, essa categoria de produto representou 22% do total das 559 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar achocolatado em pó. Em 2019, somando achocolatado em pó, a produção total da indústria brasileira foi de 756 mil toneladas.


Uau, não?

Vai um chocolatinho aí?


[Fonte: www.saboravida.com.br] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter