whatsapp

A cada dia que passa – e de forma contínua – as áreas de Arquitetura, Design e Paisagismo experimentam a amplificação do desenvolvimento de técnicas que traduzem a tecnologia a serviço do setor.  A diversificação, incessante, faz com que a atualização do conhecimento (ou seja, a qualificação) seja o caminho certeiro para que o (a) profissional que atua nessas áreas empreenda sucesso em suas atividades e ganhe destaque entre seus pares. 

É importante ressaltar que, na grande maioria das vezes, clientes não têm a real dimensão da importância do projeto de interiores e sequer têm ciência do que compõe tal planejamento. Por isso é fundamental que o (a) profissional das áreas citadas esteja devidamente preparado (a). Não só para explicar como, também, para oferecer alternativas de acordo com os propósitos do cliente. 

O que é projeto de interiores?

O projeto de arquitetura de interiores é o planejamento de tudo que se pretende fazer com o espaço físico disponível, aliando praticidade, funcionalidade e estética. A concepção do projeto é feita com interação direta do cliente (por meio de uma entrevista que mapeará suas necessidades e desejos) levando em consideração inúmeros fatores, entre eles o perfil desse cliente e o capital a ser investido.

Compõem o projeto de interiores:

  Layout: por meio de entrevista inicial com o cliente será feito o levantamento de dados para o projeto e será desenhado o perfil do interessado, definindo assim as suas necessidades e objetivos. Desenvolve-se então, a partir de tais informações, um estudo de layout com a disposição do mobiliário.

  Projeto Luminotécnico: é elaborado a partir da análise de cada ambiente, sempre considerando a função a ser desempenhada no local, a quantidade de luz necessária para o conforto visual, além de critérios econômicos e estéticos. Nele são definidos os pontos de iluminação, luminárias, tipos de lâmpadas, bem como o posicionamento dos interruptores.

  Projeto de Instalações Elétricas: nesta etapa serão demarcados os pontos elétricos (tomadas, pontos de informática, TV, telefone, som, condicionamento térmico, etc) posicionados a partir de layout pré-estabelecido.

  Projeto de Paginação de Revestimento: traz a definição dos materiais dos revestimentos de piso e parede, a disposição das peças e a forma como a aplicação será feita. Este cuidado garante que os revestimentos sejam aplicados corretamente, tanto do ponto de vista da posição como da execução do trabalho, especialmente nos casos em que o revestimento deve formar desenhos específicos (ou, por exemplo, casar juntas de piso e parede).

  Projeto de Gesso: composto por desenhos que mostram as áreas projetadas com gesso acartonado, seja em paredes, nichos, molduras, forros, sancas, entre outros. Tem por objetivo garantir que o projeto seja executado corretamente.

  Projeto de Móveis: composto por desenhos detalhados para a execução dos móveis sob medida, específicos para cada ambiente, atendendo às necessidades do cliente. É desenvolvido respeitando aspectos funcionais e estéticos e buscando, sempre, a racionalização dos espaços.

  Móveis Complementares:  um delineamento importante, que escolhe móveis prontos (sofá, cadeiras, mesas, poltronas, camas…), buscando o conforto e harmonia do ambiente a partir do estilo, necessidade e orçamento do cliente.

  Consultoria: oferta de auxílio na escolha de itens decorativos (tecidos, cortinas, almofadas, mobiliário pronto, entre outros) compatíveis com o estilo, cores e padrões estéticos.

  Projeto de Paisagismo: complementar ao Projeto de Interiores propõe-se a inserir elementos naturais harmônicos à decoração, propiciando um ambiente de relaxamento, descanso e conforto.

 

Sob esse enfoque, o curso de pós-graduação em “Tecnologias e Sustentabilidade na Arquitetura e Design de Interiores” pretende ampliar um conjunto de conhecimentos técnicos, aprofundando em aspectos necessários ao cotidiano do arquiteto, capacitando o profissional em novas áreas e proporcionando novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.


Conheça mais sobre o curso! 

https://www.posgraduacaoiso.com.br/pos-graduacao-a-distancia/tecnologias-e-sustentabilidade-na-arquitetura-e-design-de-interiores/280

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter