whatsapp

Hoje, o assunto é Educação Física Escolar. Será que você tem a dimensão do quão importante é este ramo da área?

A atuação do profissional de Educação Física no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. É por isso que a EF é uma matéria indispensável nas escolas.

Para que o aproveitamento dos alunos seja o melhor possível cumpre sublinhar que é fundamental que o (a) profissional de Educação Física Escolar compreenda – perfeitamente – o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo da criança.

E como ele (a) vai fazer isso?

Considerando que o progresso de cada criança se dá de acordo com a história de vida dela, assim como com as características das possibilidades oferecidas pelo seu meio ambiente. Isso significa dizer que variações no ritmo da evolução não podem – nem devem – ser vistas como “atrasos” ou “deficiências”.

A função do (a) profissional de Educação Física Escolar é contribuir para que as crianças sejam mais ativas, que encontrem maiores possibilidades para exposição de suas ideias. A proposta é evitar que os pequenos apenas reproduzam o que aprenderam diante de uma atividade proposta pelo (a) professor (a).

Pois é, a Educação Física Escolar, embora pouco valorizada na grade curricular, como já dissemos acima, é uma disciplina muito relevante, visto que insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento.

Betti (1992) explicou que a formação oferecida pela Educação Física Escolar será produzida, reproduzida e transformada. A partir disso, as crianças estarão qualificadas para desfrutar de jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas de aptidão física. Sempre com o proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão, voltados para a benfeitoria da qualidade de vida humana.

Vale lembrar que as aulas que envolvem esportes em grupo, por exemplo, vão ensinar às crianças conceitos como trabalho em equipe, inclusão social, comparticipar, partilhar, além – claro – das técnicas de modalidades diversas.

Isto dito, concluímos que, visto que – como já enfatizamos – a Educação Física Escolar é muito importante para o aluno, é fundamental que o (a) profissional da área detenha amplo conhecimento e que planeje atividades que possam desenvolver a capacidade física de seus alunos.

 

[Fonte: Blog Educação Física]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter