whatsapp

Ah,o cinema!

Você curte a 7ª. Arte?

Se sim, nós, da ISO, resolvemos passar por aqui para te contar um pouco da história do Cinema Brasileiro.

Tá, mas, antes, precisamos te explicar que, no mundo, o cinema teve início em dezembro de 1895, em Paris, com a exibição da película “Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière”, dos irmãos Auguste e Louis Lumière, inventores do cinematógrafo.

Bem no comecinho da “fábrica de sonhos na telona”, os filmes eram mudos. Eles só ganharam som na década de 1930.

Agora, voltando ao comecinho dessa conversa, a história do cinema no Brasil começou em julho de 1896, com a primeira exibição de cinema no país, no Rio de Janeiro.

Em 1897, o público da capital fluminense viu surgir a primeira sala de cinema aberta. A novidade aportou por aqui por incentivo dos irmãos italianos Paschoal Segreto e Affonso Segreto.

Em São Paulo, a primeira sala de cinema (batizada como Bijou Theatre) só surgiu no início do século XX e um dos motivos do “atraso” foi a falta de eletricidade, que só foi resolvida em 1907, com a implantação da Usina Ribeirão Lages, no Rio de Janeiro.

A partir do início do funcionamento da Usina, cresceu – exponencialmente – o número de salas no Rio de Janeiro e a cidade chegou a ter cerca de 20 salas de exibição.

Interessante a história do cinema, não?

E você, conta aqui para a gente, é cinéfilo (a) de carteirinha?


[Fonte: Toda Matéria] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter