whatsapp

Vamos conversar sobre as pirâmides do Egito?

Olha que assunto interessantíssimo!

Ainda que você não seja arquiteto (a), vale a pena saber mais sobre a genialidade de uma civilização que deixou verdadeiras obras de arte arquitetônicas para o deleite de gerações e mais gerações da Humanidade.

Muito provavelmente você já ouviu falar, algumas vezes, das pirâmides – digamos – mais famosas (Quéops, Quéfren e Miquerinos) que representam uma família de faraós e ficam na 

Península de Gizé (na margem ocidental do Rio Nilo, a cerca de 20 km do centro da capital, Cairo), certo?

Muito bem, hoje, a gente passou por aqui para te falar sobre outras dessas incríveis construções que também estão no solo do Egito, mas não ganharam tanto destaque.

A primeira que vamos destacar é Dioser, conhecida como pirâmide de degraus, que tem 197 pés (ou 60 metros) de altura e foi erigida para fazer parte de um grande complexo mortuário. Trata-se, hoje, da pirâmide – intacta – mais antiga do mundo. Foi construída entre 2.630 e 2.611 a.C.

Dioser foi projetada para contar com 6 camadas e teto plano. É por isso que é chamada de Pirâmide de ‘Degraus’. Em seu interior, o monumento conta com câmaras funerárias feitas para o faraó e suas 11 filhas. A construção é “serpenteada” por uma série de túneis concebidos para evitar roubos e, justamente por isso, a pirâmide se deteriorou bastante. Há risco, inclusive, de a edificação entrar em colapso.

A próxima pirâmide da qual falaremos para você é a de Sneferu, primeira das três pirâmides de Dahshur, que ficou conhecida como “Torta”. Foi por meio dela que os egípcios ganharam experiência para fazer a transição das pirâmides de degraus para as de lados lisos. A Pirâmide Torta é a primeira das obras lisas a ser construída.

Tal edificação foi considerada malsucedida por conta do corte dos blocos usados, que resultou em peso mal distribuído. A partir desse erro, o ângulo da pirâmide foi desviado, o que fez com que a construção fosse batizada como “A Pirâmide Torta”.

Por fim, vamos te falar sobre a Pirâmide de Unas, a primeira das pirâmides que contém o que chamamos de “Textos da Pirâmide” (feitiços e inscrições usados para proteger o faraó em sua jornada entre este mundo e o outro).

Unas conta com 128 frases inscritas nas paredes de suas câmaras subterrâneas e ganhou imensa importância para estudiosos justamente por apresentar preciosos registros da civilização egípcia em seu interior.

Viu que bacana? Todas essas pirâmides – ao lado das Grandes Pirâmides de Gizé – revelam a engenhosidade arquitetônica e os enormes desafios que se apresentavam, naquela época, para quem decidia construir. 

Sem dúvida, revelam – também – a arte e a grandiosidade que marcaram a história do Egito e do mundo. 

Se puder, vá lá fazer uma visitinha e confira essas maravilhas de perto, com seus próprios olhos!


[Fonte: www.aarquiteta.com.br]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter