whatsapp

Hoje é um dia pra lá de especial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais! É que neste dia 13, o calendário brasileiro homenageia os referidos profissionais.

Ambas as atuações profissionais são muito significativas no que tange à garantia do bem-estar geral de pacientes.

O (A) fisioterapeuta atua muito além da reabilitação após acidentes e traumas (que é a atividade ligada e ele /a da qual mais ouvimos falar). Este (a) profissional é essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde.

Entre os importantes papeis desempenhados por ele (a), pode-se elencar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais (como em UTIs, por exemplo), assim como a atuação voltada à melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

Já o (a) terapeuta ocupacional se prepara profissionalmente para prevenir e tratar problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultem a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, ele (a) busca meios para que seu (ua) assistido (a) possa realizar – aos poucos – as tarefas de seu cotidiano, garantindo seu bem-estar e independência.

A partir disso fica claro que tanto a Fisioterapia quanto a Terapia Ocupacional são fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. 

Logo, nada mais justo do que prestarmos todas as homenagens a esses profissionais, certo?

O 13 de outubro foi escolhido para tal celebração por representar o dia da criação dessas profissões, que já era comemorado anualmente, embora não fosse reconhecido por lei. 

Em janeiro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a celebração da data em todo território nacional.

Parabéns, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros! 


[Fonte: brasilescola.uol.com.br]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter