whatsapp

Em um ano no qual o mundo se preparava para curtir – de novo – as quebras de recorde de atletas nas Olimpíadas de Tóquio, mas teve de adiar os planos por conta da pandemia da Covid-19, os atletas paralímpicos também viram seus planos terem de ser adiados.

Sim, os Jogos Paralímpicos acontecem no mesmo ano das Olimpíadas, começando, em geral, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos.

Tais competições envolvem a inclusão nos esportes de pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial. São os chamados atletas paralímpicos, aqueles que participam dos Jogos Paralímpicos, a versão dos Jogos Olímpicos que traz modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais.

Os referidos profissionais do esporte têm, inclusive, dia comemorativo no calendário! É hoje, 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

 A data tem por objetivo homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012.

Você pode estar se perguntando o porquê da data...

Nós, da ISO, te respondemos!

O registro específico é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989.

Hoje em dia, em termos de desporto paralímpico, o Brasil é uma das nações com maior representatividade. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos por aqui, atletas paralímpicos são referências internacionais. 

Pois bem, pandemia na Terra. Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020 canceladas.

Será que a vacina vem logo para que, em 2021, o mundo, enfim, possa acompanhar atletas de todas as partes do globo competindo e tentando quebrar recordes?

 Aguardemos...


[Fonte: www.calendarr.com]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter