whatsapp

Boa notícia em tempos estranhos, nos quais o novo coronavírus ceifa milhares de vidas no mundo e impõe isolamento social no Brasil:

Pesquisadores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, conseguiram desenvolver uma técnica de diagnóstico precoce para a esclerose múltipla e que a distingue de outra doença do sistema nervoso central, a neuromielite óptica.

O que acontece com pessoas acometidas por tais enfermidades é que seus sistemas imunes produzem anticorpos que atacam e danificam parte da camada da bainha de mielina (que envolve os neurônios e auxilia na transmissão de impulsos nervosos).

Por conta disso, em longo prazo, surgem lesões permanentes em regiões do cérebro. 

O que o grupo da UFSCar conseguiu – por meio de um nanobiossensor (originalmente desenvolvido para detectar herbicidas, metais pesados e outros poluentes) – foi criar um método que permite observar a interação entre os anticorpos presentes nas amostras de pacientes depositadas em um microscópio de força atômica e os peptídeos que compõem a bainha de mielina.

A técnica utilizada pelo equipamento é conhecida como espectrometria de força e mede a força das interações entre essas moléculas.

"Com o microscópio de força atômica é possível detectar a presença de anticorpos específicos para cada uma dessas duas doenças no líquor e no soro sanguíneo.

Se os anticorpos forem atraídos pelos peptídeos que depositamos no sensor durante o teste, é sinal de que o paciente tem a doença.

O equipamento é muito sensível e capaz de identificar uma quantidade pequena desses anticorpos, ou seja, é capaz de diagnosticar ainda nas fases iniciais da doença", conta Fabio de Lima Leite, pesquisador do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade da UFSCar e autor do artigo publicado na revista Ultramicroscopy.

A equipe envolvida enfatiza que, quanto antes a doença for diagnosticada, mais cedo pode ser iniciado o tratamento, o que significa risco menor de sequelas.

É preciso, ainda, sublinhar o viés econômico.

"Além de ser mais preciso e evitar erros de diagnóstico, é um método mais barato também. O microscópio de força atômica custa R$ 100 mil, já o equipamento de ressonância magnética está em torno de R$ 2 milhões", conta o pesquisador Leite.

Um sopro de esperança em meio ao caos, não?


[Fonte: Saúde // Viva Bem // UOL] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter