whatsapp

Em tempos de quarentena, nos quais – forçosamente – acabamos por ficar distantes da atividade física cotidiana é bem fácil perder massa magra e acabar por ganhar é a detestável massa gorda, ou, traduzindo: peso! 

Como resolver isso?

Bom, para começo de conversa, precisamos te explicar que é preciso tomar muito cuidado com essa troca, porque, o que – agora – são apenas alguns desagradáveis quilos a mais, pode virar, dizem os especialistas – no futuro – outros problemas mais sérios, como diabetes, osteoporose, elevação do colesterol, etc.

Para você entender direitinho, perder muitos quilos de músculos significa reduzir – radicalmente – o ritmo metabólico. Sim, é que – em comparação com um corpo com menor quantidade de massa muscular – uma estrutura física composta por mais músculos gasta muito mais calorias para se manter viva.

Vamos aos números para que fique mais claro para você: um quilo de músculo gasta, durante o dia, cerca de 40 calorias. Já 1 quilo de gordura gasta cerca de 8 calorias.

Viu a diferença?

Para conseguir garantir o ganho de massa magra e a perda de massa gorda é necessário que você faça exercício físico regular e para tal fim – dizem os professores de Educação Física – tanto musculação quanto funcional podem ajudar muito.

Visto que as duas atividades podem contribuir para o seu intento, a dica é escolher aquela que ofereça maior prazer na realização.

Os mesmos profissionais salientam que – visto que a musculação (que oferece exercícios em que se pode colocar muita carga) não é mais ou menos eficiente que os exercícios funcionais (que, em muitos casos, faz uso apenas do peso do próprio corpo) – os pontos importantes a serem observados para ganho de massa muscular são a intensidade do exercício, a quantidade de repetições, a velocidade e o nível de dificuldade dos movimentos.

Para o processo de perda de gordura ser ainda mais eficiente dá ainda – sempre segundo professores de Educação Física – para somar alguma atividade aeróbica ao exercício de força.

Quais, por exemplo?

A gente te conta: caminhada, corrida, ciclismo ou natação.

E, claro, prestando muita atenção à alimentação equilibrada, saudável e sem exageros.

Mas, claro, tudo isso depois que esses tempos difíceis e complicados passarem.

Tenha só mais um pouco de paciência, logo tudo voltará ao normal.

Enquanto isso, trate de optar por alimentação saudável e procure mexer o corpo de alguma forma, mesmo estando em casa.

Boa sorte, boa malhação caseira!


[Fonte: Blog do Marcio Atalla // Viva Bem // UOL]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter