whatsapp

Em tempos de coronavírus e Covid-19 foram muitas as mudanças observadas no comportamento dos brasileiros. 

A principal delas foi revelada por uma pesquisa feita pelo Instituto QualiBest: sete em cada dez dos nossos habitantes (66%) mudaram os hábitos de higiene desde que casos da doença foram confirmados no país.

O estudo revelou ainda que – apesar das orientações públicas de lavar as mãos com água e sabão – por aqui, as pessoas ainda preferem utilizar álcool em gel.

O levantamento ainda trouxe que quase metade da população (47%) declara que está tomando medidas de prevenção, como se alimentar com mais frutas e verduras (52%) e tomar vitamina C (44%).

Tudo isso, sem dúvida, faz muito bem à saúde, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), infelizmente, tais providências não são eficazes contra o coronavírus.

Não tem jeito, a melhor maneira de se proteger é respeitando as regras básicas de higiene e – em caso de sintomas – o isolamento social.

A investigação também trouxe que as mudanças higiênicas mais destacadas pelo levantamento são a utilização de álcool em gel (citado por 86%) e o sabonete líquido (mencionado por 48% dos participantes).

O álcool líquido também foi citado, indicando que um em cada três entrevistados (30%) utiliza o produto.

“Os números indicam que a população está consciente do que fazer para prevenir a propagação da doença. Estamos monitorando esses dados desde antes da declaração de pandemia. Se o cenário se tornar um surto, no entanto, é claro que elas precisarão ser ainda mais bem informadas sobre como lidar com a possibilidade de contaminação”, analisa Daniela Malouf, diretora-geral do QualiBest. 

Por fim, vale – mais uma vez – lembrar que os principais sintomas da Covid-19 são dor de cabeça, corrimento nasal, febre e tosse seca.


[Fonte: Revista Galileu]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter