whatsapp

Olha que notícia incrível! Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram lentes de contato capazes de corrigir a deuteranopia!

– Deute...o quê?

Deuteranopia.

Trata-se de uma forma de daltonismo que impede a pessoa de distinguir as cores vermelho e verde.

Um artigo publicado pela equipe na revista científica da Optical Society of America (OSA) traz a informação de que o aparato é personalizável e pode se tornar uma maneira conveniente e confortável de ajudar as pessoas a enxergarem as cores.

Genial, não?

Tá, você pode estar aí se perguntando qual problema, exatamente, acarreta o fato de não conseguir distinguir o vermelho do verde...

A gente te responde: pessoas que sofrem deste problema não conseguem saber, por exemplo, se uma banana está madura.

As lentes de contato em questão usam dispositivos ultrafinos (conhecidos como metassuperfícies) baseados em elipses de ouro de tamanho nano-métrico. E o resultado é a criação – personalizada, compacta e durável – de solucionar essas deficiências.

Claro que ainda serão necessários muitos testes clínicos antes que as tais lentes de contato passem a ser comercializadas, mas a ideia é continuar aperfeiçoando o processo de transferência de metassuperfície para as lentes e seguir testando-o para outras aplicações.


[Fonte: Revista Galileu]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter