whatsapp

Enfim, você realizou o sonho da graduação em Direito, passou na prova da OAB (uau, parabéns!) e, agora, anda considerando a ideia de investir em uma pós-graduação para se especializar.

A ideia é ter mais chances de destaque entre seus pares. Que ótima essa sua linha de raciocínio, muito bem!

É, mas, você sabe – tanto quanto nós – a área do Direito é bem ampla, muito vasta mesmo e as alternativas de aprimoramento são inúmeras. Diante desse enorme leque, qual escolher então?

Pois é, decisão complicada, a gente sabe, maasss, reunimos aqui alguns pontos que você deve levar em conta antes de “bater o martelo” e investir – de fato – na especialização que tanto deseja. Vem conferir...

A primeiríssima coisa a levar em conta é que – como diz o bom e velho ditado – a teoria (adivinha?) é beeemm diferente da prática. Isso significa que você deve evitar escolher “a”, “b” ou “c” só porque ouviu pessoas falando bem de determinada área ou ainda porque viu um filme que te deixou totalmente encantado (a). Para evitar frustração, além de tempo e dinheiro gastos à toa, a dica é, sempre: pesquise, pesquise e pesquise. Antes!

Outra coisa que é bem bom frisar aqui: não caia na armadilha de escolher sua especialização de olho apenas no retorno financeiro que, por ventura, ela possa te conferir. Calma, antes que você reclame, dinheiro é bom, sim. Aliás, dinheiro é ótimo, maass, desempenhar atividade profissional apenas por ele – acredite – vai te impedir de ser o melhor possível no segmento escolhido. E sabe por quê? Porque, visto que você só enveredou por “x” caminho por conta de dinheiro, sua inventividade – fatalmente – estará bloqueada. A conclusão é que você será acometido (a) pela maldição que acompanha o (a) funcionário (a) razoável (para não dizer medíocre): o que fizer já estará bom.

É isso que você deseja para a sua carreira? Podemos apostar que não.

Bom, com a resposta para estas reflexões na cabeça abre-se uma gama infinita de possibilidades para que você escolha, enfim, o segmento em que vai se especializar dentro do Direito.


Dentre as alternativas estão:

Direito Civil (o especialista, um dos mais procurados do Brasil, atua em questões familiares, como divórcios, heranças e adoções, além de contribuir com a boa gestão de bens e propriedades de uma pessoa);

Direito Trabalhista (o profissional em questão cuida de todo e qualquer problema que envolva as relações entre empregado e empregador. Em momento críticos, de desemprego e crise, este/a especialista é bem procurado por uma grande parcela da população);

Direito Comercial (aqui a atuação diz respeito à defesa de empresários no que diz respeito a assuntos relacionados ao comércio. O/A especialista em questão ajuda, também, em situações de fechamento ou abertura de estabelecimentos comerciais, recuperação, concorrência, etc.);

Direito Ambiental (área do Direito em que são protagonistas o cuidado e a proteção de tudo que envolve o meio ambiente. Aqui, o/a advogado/a trabalha analisando o comportamento do homem de acordo com as leis feitas para a preservação e conservação da natureza).


Estas foram apenas algumas das muitas possibilidades de aperfeiçoamento acadêmico que pinçamos na área do Direito para te apresentar.

Como já mencionamos acima, antes de tomar qualquer decisão...pesquise, pesquise e pesquise!

Boa sorte! Torcemos para que seus caminhos profissionais sejam plenos e vitoriosos!


[Fonte: www.jornaljurid.com.br] 


Últimas Notícias

Assine nossa newsletter