whatsapp

2020 chegou e trouxe com eles mudanças na Educação Infantil, você sabia?

A nova Base Nacional Comum Curricular – documento norteador da Educação Básica que garante os direitos mínimos de aprendizagem para os estudantes de todo o país – vem sendo discutida desde 2015 e, com sua implementação, o Brasil assistirá à remodelagem no processo ensino-aprendizagem.

Mas o que é, afinal, a Base contemporânea?

Vamos lá...

Como já contamos acima, o documento oferece informações sobre os direitos de aprendizagem – ao longo da educação básica – válidos tanto para escolas públicas quanto particulares.

E as mudanças para 2020 – hoje vamos no ater ao âmbito da etapa infantil – você conhecerá a seguir.

Depois de ter passado por diversas reformulações (considerando consulta popular), o documento, em sua terceira versão, traz, por exemplo, que a alfabetização deverá ser antecipada e concluída até o segundo ano do Ensino Fundamental (e não mais até o terceiro). 

Entre a competências que os alunos terão o direito de adquirir, ao longo de toda a educação básica, estão: autonomia e responsabilidade para tomar decisões comprometidas com o bem-estar comum; argumentação com base em fatos concretos, em nome da defesa do ser humano e do meio ambiente; compreensão da realidade por meio dos conhecimentos historicamente construídos; compreensão e uso crítico das tecnologias digitais e autoestima e cuidados com a saúde.

Por fim, vamos te contar que a BNCC (vista como um documento essencial para melhorar a qualidade do ensino, já que estabelece, de forma detalhada, as habilidades que os alunos devem apresentar até o fim de cada determinada etapa) designa cinco campos de experiência para a Educação Infantil: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação e, por fim, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

É...são grandes desafios, não?

Pois é, mas, espera-se – com as referidas mudanças na etapa infantil – que seja possível uniformizar a Educação no Brasil.


[Fonte: educacaoinfantil.aix.com.br]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter