whatsapp

Apresentamos a todos aqueles que buscam por conteúdos relevantes para suas pesquisas a SciELO (Scientific Electronic Library Online), uma biblioteca digital, um portal que reúne, organiza e publica, na internet, textos completos de revistas acadêmicas brasileiras.

Trata-se de um grande facilitador da vida acadêmica, visto que o acesso aos conteúdos citados não requer cadastro prévio na plataforma e a navegação se mostra bastante prática.

 A busca funciona por meio de palavras-chave, assuntos, letras e até mesmo por periódicos.

E os materiais disponibilizados – frequentemente – trazem em seu bojo publicações novas e atuais, o que facilita o acesso de pesquisadores a conteúdos atualizados e pertinentes.

O principal objetivo dessa grande base de dados – que abrange coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e outras publicações acadêmicas – é desenvolver uma metodologia padrão para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Participam – atualmente – da plataforma (que oferece versões em português, espanhol e inglês), além do Brasil, África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.


O passo a passo para a pesquisa na ferramenta é o seguinte:

1) Acesse https://www.scielo.org/; 

2) No campo “busca”, digite a palavra-chave, assunto ou nome do periódico que está buscando e clique em “pesquisar”;

3) Feita a pesquisa, a ferramenta permite filtro dos artigos, de acordo com critérios como ordem de relevância, ano de publicação e idioma. Este recurso é bastante eficiente para a obtenção de resultados mais apurados;

4) O clique no título do artigo de interesse revelará uma caixa intitulada “Services On Demand” (Serviços Personalizados). Por meio dela é possível obter o documento em PDF e demais formatos. Basta selecionar a opção de preferência e fazer o download.


De livre acesso e com modelo cooperativo de publicação digital, a SciELO é resultante de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).


[Fonte: http://webcache.googleusercontent.com] 

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter