whatsapp

São inúmeras, hoje, as intervenções estéticas e terapêuticas disponibilizadas no mercado de beleza e saúde. Dentre elas, está a Crioterapia, um tratamento que usa baixas temperaturas para terapêuticas na pele. 

O termo deriva da palavra grega kryos, que significa frio. É por isso que o tratamento faz uso de baixas temperaturas para agir no corpo.

Podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente resfriadas. Gelo seco ou nitrogênio líquido em contato com a pele (alcançando até 196 graus Celsius negativos) também são opções consideradas pela técnica.

A Crioterapia é indicada tanto para tratamentos estéticos (para melhorar a tonicidade da pele e / ou reduzir a gordura localizada e a celulite) quanto para tratamentos de remoção de manchas (escuras e claras) da pele. 

Também é recomendada para alguns casos de vitiligo (porque pode repigmentar algumas regiões do corpo) e de alopecia areata (porque, neste caso, auxilia no nascimento de pelos).

Ainda constitui recurso poderoso para o tratamento de verrugas, tumores benignos da pele, alguns tipos de cânceres de pele, lesões pré-cancerosas, lesões infecciosas localizadas (como leishmaniose, cromomicose) lesões de acne inflamatória, molusco contagioso, granuloma anular, condiloma acuminado, e muitas outras doenças.

Na estética, ela pode ser aplicada com cremes e géis (feitos com cânfora e mentol) ou bandagens frias na pele. Já nos tratamentos terapêuticos, o tratamento é feito em áreas específicas e depende da lesão encontrada.

A Crioterapia não é indicada para pessoas que apresentem infecções na pele, feridas abertas e psoríase.

E o tratamento conduzido por dermatologista não é indicado para pessoas com doenças desencadeadas pelo frio, como o fenômeno de Raynaud, urticária ao frio, criofibrinogenemia, paniculite ao frio, crioglobulinemia e doenças das plaquetas.

Recomenda-se aliar a Crioterapia a uma alimentação balanceada (com mais gorduras insaturadas – como as encontradas no azeite e nos peixes – e menos saturadas, as presentes nos doces e frituras) e a hábitos saudáveis que envolvem não fumar. O cigarro está diretamente ligado ao envelhecimento, visto que libera diversas substâncias nocivas que aumentam a formação de radicais livres (que proporciona maior e mais precoce formação de rugas).

Por fim, recomenda-se associar a Crioterapia, também, ao uso de protetor com FPS acima de 30. O objetivo é minimizar os efeitos da radiação solar na pele, que pode causar envelhecimento, manchas e câncer de pele.


[Fonte: www.minhavida.com.br]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter