whatsapp

Não é novidade para ninguém que, para o bem da saúde, é fundamental que todos pratiquem atividade física regular, certo?

Muito bem, acontece que você não curte muito a ideia de frequentar uma academia...

E agora?

E agora que você pode caminhar! E se transformar em um super-herói! Ou em uma heroína!

– Hein?

Isso mesmo que você entendeu!

Shane O´Mara, neurocientista, acabou de lançar o livro “In praise of walking” (“Um elogio à caminhada”) e, na obra, garante que o hábito de perambular equivale a liberar superpoderes dentro de nosso corpo.

Olha que bacana!

Professor do Trinity College Dublin, na Irlanda, O´Mara explica que o cérebro humano precisa de movimento para funcionar bem, ou seja, que nosso sistema sensorial tem melhor desempenho quando nos deslocamos.

O estudioso relata que os circuitos cerebrais associados à capacidade de aprendizado, memória e cognição são os mesmos afetados por estresse, depressão e ansiedade e que, então, quando estamos em movimento, ondas cerebrais neutralizam os efeitos negativos.

Ainda segundo o cientista, a atividade aeróbica também estimula os fatores neurotróficos (moléculas relacionadas ao crescimento e à sobrevivência dos neurônios), o que faz com que possamos pensar neles como “fertilizantes moleculares”, que aumentam a resiliência e fazem frente ao envelhecimento.

Visto que O´Mara considera um enorme erro que o simples ato de caminhar não seja considerado como exercício e que – na opinião dele – importante mesmo é que, ao longo do dia, estejamos sempre em movimento, se você é da turma que não curte academia, trate de calçar seu par de tênis confortáveis e...vá caminhar por aí!

Qual super-herói (ou heroína) você quer ser?


[Fonte: G1 // Bem Estar]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter