Vamos falar de controle de orçamento pessoal?
Uhmm...qual foi a sua reação diante da nossa pergunta? Fez uma cara de satisfação e pensou “ok, eu é que vou ensinar vocês” ou a expressão facial foi a de “vamos deixar isso pra lá, por favor”?
Se a sua opção foi a segunda, calma, respire fundo, tudo tem um jeito. Até o seu orçamento pessoal todo descontrolado / bagunçado, pode acreditar.
O primeiro passo para “colocar ordem na casa” é escolher uma ferramenta que sirva como base para o registro dos seus ganhos e gastos. Traduzindo: uma planilha!
É, não vai dar para fugir do verbo, viu? É hora de “planilhar”!
Bom, uma vez diante da “dita cuja”, a etapa a seguir diz respeito ao planejamento financeiro que nada mais é do que você registrar seus ganhos na planilha.
Nesta etapa considere seus ganhos, ou seja, seu salário (ou pró-labore), benefícios como vale-alimentação, e demais rendimentos que você tenha (como aluguel ou trabalho extra).
Também reserve o espaço para as despesas mensais. Procure por um modelo de planilha que seja dividida por categorias (como habitação, saúde e transporte).
Com tudo “planilhado”, ou planejado, fica bem mais fácil de conferir o resultado, ou seja, descobrir como vai indo a sua relação com as finanças.
Será que está tudo sob controle aí ou serão necessários uns “ajustezinhos” para colocar a vida nos trilhos, hein?
Seja como for...tenha – sempre – sua vida financeira bem transparente para os seus olhos. Planilhe!
Boa sorte!
[Fonte: www.oeconomista.com.br]
No ambiente de negócios dinâmico de hoje, a inovação em marketing é essencial para que as marcas se destaquem e permaneçam competitivas
Educação inclusiva é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a oportunidades de aprendizado, independentemente de suas necessidades individuais.
Festas populares, como o Carnaval e outros eventos de grande porte, são momentos de celebração que atraem multidões e impulsionam a economia local