whatsapp

Você já viajou de trem?

Sim? Não?

Ah, se não viajou, pelo menos sabe que, junto dos trilhos, existem aqueles pedregulhos, certo? Aliás, muuuitoooss deles!

Você sabe nos contar o porquê de eles estarem dispostos ali e em tamanha quantidade?

Não tem ideia, né?

Nós vamos te explicar...

O que nominamos, inicialmente, como “pedregulho” na verdade chama-se balastro.

A palavra deriva do vocábulo "lastro", que, no passado, designava o material (granulado, que mede entre 30 e 150 mm) utilizado, nos dias atuais, no setor de construção, principalmente em ferrovias usado em navios como lastro.

Bom, mas para entender por que o balastro está em toda linha férrea que você vê, vamos te explicar que o trem é um meio de transporte que se orienta por meio de guias.

Visto que circula por caminhos nos quais o desvio é impossível, o trem precisa passar por caminhos que têm características geométricas e técnicas muito específicas. Se os trilhos forem colocados, por exemplo, direto no chão, caso as cargas transportadas excedam a capacidade do carregador, eles – os trilhos – vão sofrer deformação e afundar no solo, especialmente se a composição deste for argila ou terra de baixa consistência.
 
Para evitar tal problema, os engenheiros responsáveis pelas antigas ferrovias elaboraram uma espécie de “cama” (ou um leito) que até hoje ocupa toda a parte de baixo e as laterais dos trilhos. O objetivo é distribuir as cargas impostas ao solo de maneira uniforme, em uma superfície maior, para manter o trem nos trilhos, adequadamente.

O que é esta “cama”?

O balastro. Ouuuu, os pedregulhos que citamos lá no começo.

 

[Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br]

Últimas Notícias

Assine nossa newsletter