Para atletas, estresse é positivo. Se você não é um deles e está precisando desacelerar...pratique atividade física!

O dia vai começar.

Abrir os olhos já pensando em qual roupa vestir para cumprir a rotina do dia, levantar, fazer a higiene pessoal, trocar de roupa, ir preparar o café da manhã, comer correndo porque o relógio é impiedoso, pegar os objetos pessoais e sair desabaladamente de casa, rumo ao primeiro compromisso da programação.

Já do lado de fora de casa, remexendo na bolsa / pasta (ou assemelhados), perceber que aquele relatório que consumiu as últimas madrugadas para ser feito foi esquecido em cima da mesa do computador. Voltar para pegar. Sair correndo de novo. Já na rua, conferir rapidamente os pertences e...descobrir que  todas as chaves necessárias para as atividades ficaram onde?

Em casa.

Inclusive a da porta da residência que, na correria, foi largada aberta.

O nome disso é estresse.

A palavra – originada na palavra inglesa “stress” – como sabemos, significa pressão, tensão.

Foi Hans Selye – um pesquisador – que, baseado em pesquisas anteriores, realizadas por outros colegas, ateve-se às características biológicas do estresse.

A definição que ele, Selye, deu para o “quadro” foi: conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações.

Cientificamente falando, estresse também significa “insistência”. A ideia de superação de limites que atletas conhecem tão bem. Eles são submetidos a estresse para quebrar recordes.

Sim, com controle, estresse pode ser positivo. Com a supervisão adequada, atletas podem desenvolver estratégias para promoção de resiliência, melhorando a forma como reagem e se adaptam a estímulos.

Ah, mas você não é atleta?

E se enquadra, totalmente, no relato lá do começo?

Então, aproveitando a deixa da atividade profissional dos que quebram recordes, quebre você o seu ritmo de estresse e faça o que todo profissional da área de Saúde te recomendaria: pratique atividade física regular!

O estresse vai – ó? – evaporar!

Você vai até começar a sair de casa com tudo que precisa, sem ter de voltar para pegar coisas deixadas para trás.

Duvida?

Então tente!

[Fonte: Portal da Educação Física]