Uma breve radiografia sobre profissões e remunerações: levantamento aponta que, atualmente, Direito é a carreira que oferece melhores salários

Pois é, muita gente já ouviu isso.

E as pessoas que deram tal conselho não estavam erradas.

Levantamento feito por empresa de ciência de dados – a partir de informações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – revelou que a remuneração de pessoas formadas em Direito disparou em relação às carreiras dos 10 cursos com maior número de matrículas e formados.

O curso de Direito também apresentou a maior progressão financeira. Se considerarmos o salário inicial e, depois, os valores médios pagos pela carreira, o crescimento foi de 195%.

Segundo o Inep, 48,3% das matrículas no ensino superior se concentram em 10 graduações: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina, Pedagogia e Psicologia.

E Direito saiu na frente de todas as outras em termos de remuneração.

No entanto, em termos de empregabilidade – ainda segundo os dados coletados – a carreira que mais contrata, atualmente, disparada em frente às demais, é Pedagogia: 16.228 novos pedagogos foram contratados no primeiro trimestre deste ano, contrastando com os 1.890 graduados em Educação Física, profissão que ocupou o segundo lugar na lista.

No extremo oposto, uma das taxas mais baixas de contratação foi observada na Engenharia Civil, apesar de oferecer o salário mais alto da avaliação (cerca de R$ 6.500,00). É que neste ramo de atuação, apesar de o número de formados ser alto, a maioria não é contratada – formalmente – como engenheiros e sim como analistas.

[Fonte: G1 // Educação]