Afinal, é necessário – mesmo – fazer pós-graduação?

Apostamos que inúmeras.

E suas dúvidas sempre têm origem no fato de fazer algum tempo que você deixou de estudar, lááá atrás, quando concluiu a graduação.

Deixando um pouco de lado a dúvida atroz e cruel “fazer ou não fazer”, uma verdade é clara e límpida: em um processo de seleção, o(a) candidato(a) que tem pós-graduação leva uma boa vantagem em relação aos outros.

Ou seja, com a crise que o país atravessa e o número cada vez mais restrito de postos de trabalho disponíveis para preenchimento, é fato, quem tem mais preparo chama atenção de recrutadores e sai na frente.

Pesquisas já revelaram que, por aqui, a busca por uma pós-graduação ocorre – em média – 5 anos após a graduação, ou seja, naquela fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode funcionar como uma espécie de catapulta, uma forma de agilizar o crescimento profissional.

Uhmmm...você já tem beeemmm mais do que cinco anos de formado(a) e até agora nada de especialização?

Vamos rever isso, hein?

Tá na hora!

E para dar este novo passo é fundamental que você considere alguns tópicos na hora de escolher o curso e a instituição.

Um dos itens que merecem muita, MUITA atenção no momento de seguir com a capacitação profissional é a checagem da idoneidade da instituição escolhida bem como a qualidade de seu ensino. Pior que do que não ter uma pós-graduação no currículo e ter uma feita em estabelecimento de ensino com atributos duvidosos.

E é fundamental, também (nem seria preciso falar sobre isso, mas...), observar se a proposta do curso que escolheu está alinhada com o que você espera da sua carreira. Avalie se as competências técnicas trazidas pelo curso são aquelas que o mercado está procurando, se são as mais atuais, se poderão ajudá-lo(a) a se tornar um(a) profissional diferenciado(a). De novo, pior do que não ter feito uma pós é ostentar uma que nada tem a ver com você, o que significa que não vai ajudá-lo(a) em nada. Fazer tal curso apenas por fazer será – como dizem por aí – “dar um tiro no pé”.

Tudo anotado?

Então debruce-se sobre esta ideia e analise tudo direitinho.

Uma pós-graduação certeira pode te levar longe na carreira e contribuir – efetivamente – para que você alcance o sucesso que tanto almeja. 

[Fonte: Exame.com]