O Brasil assopra mais uma velinha!

Esta frase te soa familiar?

O que vem à sua cabeça quando a ouve?

Bom, diz a História que foi esta a exclamação ouvida dentro de uma das caravelas que – integrando uma portentosa frota – aproximou-se da costa brasileira trazendo portugueses que, em verdade, tinham como plano inicial chegar ao Oriente.

Neste 22 de abril, há exatos 517 anos, o Brasil era descoberto e chamado – inicialmente – de Terra de Vera Cruz.

A expedição constituiu um evento de incríveis proporções.

Explica-se: enfrentar os mares, naquela época, era uma tarefa e tanto. 

Se consideramos fatores como as más condições de higiene, além da falta de água e de alimentos, podemos concluir que o Brasil já nasceu sob o signo do desafio.

De lá para cá , o país recebeu inúmeros imigrantes que, aos poucos, passaram a ajudar na constituição do tecido social brasileiro.

Conhecido pelos que aqui vieram “tentar a vida” como país do futuro, apesar de – ainda hoje – ser chamado assim, o Brasil passa por uma grave crise econômica, resultado de descaminhos políticos que desaguaram em altos índices de desemprego e uma recessão que há muito não se via.

Mas um outro dito popular diz que o melhor do Brasil é o brasileiro, certo?

Por isso, acostumado a enfrentar a mais variada sorte de dificuldades, o brasileiro médio – apesar de estar na fila por um emprego – têm mostrado que a esperança é a última que morre e que, assim como os portugueses concluíram há mais de cinco séculos, ainda que com erros de rota, “navegar é preciso”.

Parabéns, Brasil! 

[Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/]