Dia Nacional do Parkinsoniano: uma chance para debater sobre o assunto e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Aqueles que sofrem com a doença progressiva e degenerativa (que afeta as células nervosas cerebrais, provoca sua deterioração e afeta a movimentação muscular dos indivíduos) contam com um dia registrado no calendário nacional.

É hoje, 4 abril. Dia Nacional do Parkinsoniano.

O intuito da data é ajudar a disseminar informações corretas sobre os avanços de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos e mostrar que, atualmente, existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje em dia, em torno de 1% da população mundial com mais de 65 anos convive com os tremores involuntários, a rigidez corporal, a instabilidade de postura e a lentidão de movimentos provocados pela doença. 

Embora alguns estudiosos acreditem que fatores hereditários e ambientais estejam envolvidos no desenvolvimento da doença, a causa do mal de Parkinson ainda não é conhecida.  O que se sabe é que a maioria dos casos acontece com a degeneração dos neurônios presentes na substância negra do cérebro. A referida deterioração promove uma diminuição da produção da dopamina, neurotransmissor responsável pelo movimento de uma pessoa, o que explica a restrição no deslocamento. 

Aproveitemos este 4 de abril para debater a respeito da questão e encontrar novas formas, se não de prevenira doença, pelo menos de melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com o Mal de Parkinson.

[Fonte: www.calendarr.com ]