Por dentro do transporte coletivo, em São Paulo
São milhões os transportados todos os dias. É um vai e vem sem fim na cidade que – tal qual uma outra, muito conhecida, “mares distante” daqui – nunca dorme.
Com o intuito de aperfeiçoar suporte ao direito de ir e vir (consagrado pela Constituição) a toda esta gente, foi criada, em 8 de março de 1995, a São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
Surgida para atuar na gestão do sistema de transporte público de passageiros da cidade, a empresa substituiu a Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, que teve as suas atividades operacionais transferidas à iniciativa privada.
A SPTrans foi constituída para atender e promover o planejamento do sistema e a programação de linhas e frota de ônibus, fiscalização, arrecadação, contratação e remuneração das empresas operadoras. Opera – ainda – na área de desenvolvimento tecnológico com estudos e pesquisas sobre novas soluções para adaptação de combustíveis não poluentes na frota existente e outros mecanismos.
O intuito – sempre – é o de aperfeiçoar as condições de segurança, conforto, acessibilidade, rapidez, economia de combustível e menor impacto ambiental.
A incumbência, como já dissemos acima, é desafiadora, compatível com a relevância da cidade: o atendimento por ônibus não para nunca. São 24 horas por dia e sete dias por semana, propiciando deslocamento de – aproximadamente – 10 milhões de passageiros por dia em uma frota que conta com 14.500 coletivos cadastrados. Em dias úteis, todos juntos, eles percorrem 3 milhões de quilômetros. É o mesmo que dar 74 voltas ao redor da Terra.
Ainda considerando os dias úteis, os referidos veículos realizam 200 mil viagens programadas, 150 delas cumpridas das 0 à 4h, como parte integrante do período Noturno – Rede de Ônibus da Madrugada.
Realmente são números que demandam extrema responsabilidade.
Não é à toa que, consciente de sua significativa missão (a razão de a empresa existir, o porquê ela foi criada), a SPTrans tem por visão (o que busca no futuro, seus anseios, aspirações, metas e objetivos) buscar – sempre – a excelência na gestão do transporte público.
[Fonte: www.sptrans.com.br]