Plataforma Lattes: hoje, indispensável para análise de mérito e competência
O referido sistema de currículos virtual estende atuação muito além das ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq.
Também contribui com agências de fomento federais e estaduais, fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, com instituições de ensino superior e com institutos de pesquisa.
Visto que também se tornou estratégica para as atividades de planejamento e gestão, a Plataforma Lattes é muito usada para políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia, além de outros órgãos governamentais da área de CT&I.
Hoje, o currículo Lattes conquistou o posto de padrão nacional no registro da vida pregressa – e atual – dos estudantes e pesquisadores do país.
Por conta da amplitude de informações que traz em seu bojo (e por sua crescente confiabilidade e abrangência) é acolhido pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. O comprovativo ganhou predicado de indispensável e compulsório para fins de análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de Ciência e Tecnologia.
O sistema de currículos Lattes é oriundo da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país.
A ferramenta leva o nome do físico paranaense César Lattes.
[Fonte: http://lattes.cnpq.br/]